sábado, 28 de novembro de 2009

Atentado à Sé de Lisboa


in "JN"
As obras de restauro que estavam a decorrer na Sé de Lisboa foram mandadas parar ontem, terça-feira, depois de ter sido danificada uma das pedras do portão norte do monumento. A situação foi denunciada pelo Fórum Cidadania.
A situação é "grave e escandalosa, seriamente lesiva de um monumento nacional, e que prefigura mais uma acção de vandalismo de Estado, uma vez que, ao que apurámos, é da exclusiva e inteira responsabilidade da Direcção-Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo e, portanto, desse Ministério", refere o movimento de cidadãos Fórum de Cidadania, que denunciou a situação junto das entidades tuteladas pelo Ministério da Cultura, Junta de Freguesia da Sé, Câmara de Lisboa e do presidente da Área Metropolitana de Lisboa.
Após ter tomado conhecimento público do caso, Luís Marques, responsável pela Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRCLVT), deslocou-se ao local e contactou os cónegos responsáveis pela igreja, que, por sua vez, mandaram parar a obra.
Ao JN, o director da DRCLVT adiantou que "foi marcada uma reunião conjunta para o próximo dia 15 de outubro, no sentido de encontrar uma resolução digna para pôr cobro a esta obra indevida".
"Este episódio é sintomático sobre o estado de coisas relativamente ao património arquitectónico do país, e do entendimento que dele fazem os poderes públicos", crítica o Fórum Cidadania. O movimento vai mais longe e afirma: "Já não bastava o efeito da poluição e o vandalismo anónimo que continuamente atentam contra o nosso património, são agora os próprios responsáveis pela conservação dos monumentos nacionais a adulterá-los".
O plano de recuperação da Sé foi lançado recentemente dada a degradação em que o espaço se encontrava. No mês passado, o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Elísio Summavielle, reconheceu publicamente que o estado global da Sé de Lisboa era de "alerta público".
Segundo o responsável, a situação mais grave era a do claustro, lamentando ainda o estado de abandono a que esteve votado aquele monumento nas últimas duas décadas".
A Sé de Lisboa foi mandada construir por D. Afonso Henriques em 1150, três anos apôs a conquista da cidade. Sofreu várias derrocadas com os terramotos, o mais forte de 1755.
Publicada por Arq. Luís Marques da Silva

Sem comentários: