sábado, 23 de agosto de 2008

Cavalo Lusitano








Adoro cavalos apesar de ter medo de montar.Estes cavalos são uma das raças mais bonitas do mundo.Aqui fica um pequeno artigo sobre o tema à laia de pequena homenagem.

HISTÓRIA
Cavalo Lusitano é o mais conhecido e apreciado dos cavalos Portugueses. As representações mais antigas do cavalo pré-histórico ancestral do cavalo Lusitano podem ser vistas nas pinturas rupestres nas grutas de La Pileta (Malaga, Espanha) que são datadas de 20.000 A.C. e no Escoural (Alentejo, Portugal) que são datas entre 17.000 A.C. e 13.000 A.C. Fenícios, Gregos, Cartagineses e Romanos habitaram a Península Ibérica. As duas primeiras civilizações referidas não trouxeram cavalos suficientes que pudessem influenciar de uma forma substancial o cavalo Ibérico. Porém, os Gregos têm uma lenda em que os cavalos da "Lusitânia", das margens do rio Tejo eram filhos do vento. Esta é certamente uma forma metafórica e poética que permite perceber como o cavalo Ibérico era considerado na antiguidade. Os Cartagineses e Romanos trouxeram consigo principalmente o cavalo Berbere. Este facto poderá ser observado pelas diversas estátuas e moedas dessas civilizações, que mostram um cavalo com a cabeça de perfil convexo. A seguir à queda do Império Romano as tribos da Europa Central: os Vândalos, Alanos e Suevos repartiram entre si a Península Ibérica. Os primeiros dois povos trouxeram cavalos ancestrais às raças de cavalos alemãs. Os Suevos que tomaram o controlo de uma boa parte da Península Ibérica trouxeram cavalos similares aos dos celtas. Mais tarde foram derrotados pelos Visigodos que trouxeram também cavalos.Os Árabes seguiram os Visigodos e trouxeram também o cavalo Berbere e o cavalo Árabe que também se cruzaram com o cavalo Ibérico.
O rei D. João V (casado com D. Maria da Áustria, uma admiradora da Escola Espanhola de Viena) começou a coudelaria de Alter Real onde começou a ser criado um cavalo que se enquadra no modelo do cavalo Lusitano. As éguas e garanhões para o estabelecimento da coudelaria de Alter Real foram trazidos de Espanha. Os cavalos da coudelaria de Alter Real eram usados na "Picaria Real" que se estabeleceu na época como a escola de arte equestre. O filho do rei D. João V, rei D. José, fez a coudelaria de Alter Real e a Picaria Real prosperar. No século XIX a Picaria Real foi encerrada e no século XX iniciou-se a Escola Portuguesa de Arte Equestre inspirada na Picaria Real. Em 1885, Bernardo Lima, no seu livro sobre raças de cavalos Portuguesas usou o termo Lusitano para cavalos nascidos e criados em Portugal. Em 1942, Os veterinários da Coudelaria Nacional decidiram usar o nome Lusitano para cavalos nascidos em Portugal,com características que os permitissem inscrever no Stud Book Português. A raça Lusitano começou oficialmente em 1967.
Para além de Portugal, internacionalmente existe um interesse crescente na raça Puro-sangue Lusitano. Esse interesse é particularmente acentuado em países como o Brasil, França e México. A Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América são países onde existem já comunidades de cavalos Lusitanos

1 comentário:

Paulo disse...

O castanho deve ser Alter Real.