sábado, 28 de novembro de 2009

Exposição de vestuário da casa de Sabóia



De 7 a 12 de Dezembro, no La Mona Bismarck Foundation, apresenta-se pela primeira vez em França, uma exposição de trajes históricos da Casa Real de Sabóia.
Intitulada "Le trousseau de la Reine de Marie-José de Savoie", esta exposição permite admirar dez magníficos vestidos de cerimónia, vinte conjuntos de soirée e adereços pessoais da rainha de Itália Maria-José de Sabóia (1906-2001). De referir que uma parte dos objectos apresentados, fazem parte do enxoval da soberana, aquando do seu casamento em 1930 com o príncipe Humberto, que foi o último rei de Itália.
A colecção da fundação Humberto II e Maria José de Sabóia - da qual fazem parte estes trajes - só foi possível graças ao esforço da sua presidenta, a princesa Maria - Gabriella de Sabóia, uma dos quatro filhos da rainha, que consagrou um grande esforço, à sua reconstituição.
Estes vestidos de Corte usados para as cerimónias oficiais, reflectem a moda dos anos 30 e ilustram o gosto de uma época.
foto: vestido de Corte em veludo e seda vermelha (Atelier Gori, Turin-Roma-Gênes, 1930); doação de Stefano Papi à fundação Humberto II et Maria-José de Sabóia.
Photo Kim Powell

Le trousseau de la Reine Marie-José de Savoie
MONA BISMARCK FOUNDATION
34, Avenida de New York, 75116 Paris
Tel : 01 47 23 38 88
info@monabismarck.org / www.monabismarck.org
De segunda a sábado das 10 h 30 à 18 h 30. Entrada livre

Sem comentários: