quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fauves - Kees van Dongen










Cornelis Theodorus Maria van Dongen, conhecido como Kees van Dongen (26 de Janeiro de 1877, Rotterdão/28 de Maio de 1968, Monte Carlo), de origem holandesa, depois de estudar em roterdão, mudou-se para Paris onde se deixou fascinar pelos pintores fauves,Manguin, Derain e Matisse,estes dois últimos, líderes do movimento.
Em 1902, pintou o seu primeiro retrato fauvista. Dois anos mais tarde participou do Salão dos Independentes e começou a trabalhar com Vlaminck e Derain. Vollard, marchand e dono de uma galeria, interessou-se vivamente pela sua obra e organizou a sua primeira exposição individual.

Convidado pelo grupo Die Brücke (A Ponte), viajou para Düsseldorf, onde expôs as suas obras juntamente com pintores expressionistas. Viajou pela Espanha, Marrocos, Itália e Egipto em busca de inspiração.

A partir de 1932 morou entre Mónaco e Paris. Em 1962 expôs as suas obras de pintura Fauve nas exposições Le Fauvisme Français e na inauguração do Expressionisme Allemand, organizadas em Paris e Munique.

Foi roubado agora um quadro seu, de uma residência particular em LA (entre outos quadros), denominado “Alicia Alanova”, de 1933.

Sem comentários: