terça-feira, 26 de maio de 2009

Cupido

Citação

Terminaram as chamadas "Queimas das Fitas" e, salvo raras excepções, o balanço foi o do costume: alarvidade+Quim Barreiros+garraiadas+comas alcoólicos. No antigo regime, os estudantes universitários eram pomposamente designados de "futuros dirigentes da Nação". Hoje, os futuros dirigentes da Nação formam-se nas "jotas" a colar cartazes e a aprender as artes florentinas da intriga e da bajulice aos poderes partidários, enquanto à Universidade cabe formar desempregados ou caixas de supermercado. A situação não é, pois, especialmente grave. Um engenheiro ou um doutor bêbedo a guiar uma carrinha de entregas com música pimba aos berros não causará decerto tantos prejuízos como se lhe calhasse conduzir o país. Acontece é que muitos dos que por aí hoje gozam como cafres besuntando os colegas com fezes, emborcando cerveja até cair para o lado, perseguindo bezerros e repetindo entusiasticamente "Quero cheirar teu bacalhau" andam na Universidade e são "jotas". E a esses, vê-los-emos em breve, engravatados, no Parlamento ou numa secretaria de Estado (Deus nos valha, se calhar até já lá estão!).

Manuel António Pina, JN, 11.05.09.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mary Cassat


Mary Cassat nasceu em 22 de Maio de 1844, na cidade de Allegheny, Estados Unidos.
Estudou arte na Academia de Artes da Pensilvânia em Filadélfia. Participou em várias exibições de quadros impressionistas, nos anos de 1879, 1880, 1881 e 1886. Conheceu pintores como Monet, Morisot, Renoir, Degas e Pissarro, tendo casado com Degas. Pintou com um estilo próprio, embora completamente dentro da corrente Impressionista.
Faleceu em 14 de Junho de 1926 no Château de Beaufresne, perto de Paris.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cada vez mais parecida com a malograda

A tia Ida


No último dia 19 de maio, a divulgação da descoberta de um novo fóssil chamou a atenção da comunidade científica de todo o mundo. Chamado de Darwinius masillae, o fóssil foi achado em Messel, na Alemanha, ganhou o apelido de Ida e tem 47 milhões de anos.

http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/8057977.stm

Le roi est mort.. Vive le cinéma!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Le Pavillon de l'Aurore



O palácio dos duques do Maine foi construído por Jean-Baptiste Colbert, que comprou oa propriedade em 1670. O seu filho, Jean-Baptiste Colbert, marquês de Seignelay, ministro da marinha herdará a palácio, relizando obras nos jardins e terraços.Le Nôtre estabelece um eixo central à frente do edifício que desce sobre uma série de terraços sobre o vale.

A propriedade é vendida em 1699 a Louis Auguste de Bourbon duque de Maine, cuja mulher, Anne Bénédicte de Bourbon Condé, ficou conhecida por ter organizado festas memoráveis durante os primeiros decénios do séc.XVIII.Foi a duquesa que fez juntar aos jardins o pavilhão de La Ménagerie, cujos desenhos preparatórios se deveram a Jacques de La Guêpière.O pavilhão será destruído no séc.XIX após ter sido confiscado como bem nacional durante a Revolução.
Os duques construiram um elegante miradouro sobre o o jardim potáger, que forma hoje em dia, o Pavilhão da Aurora. Este pavilhão tem um tecto pintado por Lebrun.

Obras desconhecidas de Simão Rodrigues em leilão


O historiador de arte Vítor Serrão identificou quatro telas até agora desconhecidas da história de pintura portuguesa como sendo de autoria exclusiva de Simão Rodrigues (c. 1560-1629), um pintor maneirista e um nome fundamental deste período estético no nosso país.
Os quatro quadros a óleo, intitulados "O Anúncio do Anjo a Zacarias do próximo nascimento de São João Baptista" ("o mais notável", na opinião do investigador), "Nascimento de São João Baptista", "São João Baptista Menino despedindo-se dos pais ao partir para o deserto e Pregação de São João Baptista", vão ser leiloados no próximo dia 11, na casa Cabral Moncada, em Lisboa...
Veja mais aqui

segunda-feira, 4 de maio de 2009